sábado, 14 de setembro de 2013

Hidratação da pele

Quem é que não gosta de sentir a pele sempre macia e com aspecto aveludado? Nós já sabemos que os hidratantes corporais e os óleos são ótimos aliados, além disso sabemos que beber bastante água é fundamental para manter a pele bem hidratada, mas será que o que comemos também interfere na hidratação da nossa pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela possui duas camadas a derme e a epiderme, sendo a epiderme a camada externa da pele e a derme a camada mais interna. A derme é vascularizada e nutrida pela corrente sanguínea. Essa nutrição é carregada para a parte mais externa, portanto se conseguirmos manter a derme bem nutrida e hidratada a camada externa terá também essas características.

Para manter a pele vistosa vale apostar nos aminoácidos, pois eles fazem parte da estrutura da pele e se ligam a água ajudando a evitar a evaporação.

Colágeno hidrolisado: Atua melhorando a composição da pele e estimulando a síntese endógena de colágeno,  alguns estudos já comprovaram melhora na hidratação da pele de mulheres que usaram o 10g de colágeno hidrolisado associado a 0,4 g de vitamina C.

Luteína e zeaxantina: são encontrados na pele e atuam diminuindo os efeitos nocivos dos radicais livres, resultando em melhoria na elasticidade, hidratação e densidade da pele. Além disso têm ação fotoprotetora. Luteína e Zeaxantina são dois carotenóides encontrados em produtos vegetais como: folhosos verde escuros, frutas e outros vegetais mais coloridos. Repolho, agrião e espinafre são boas fontes de luteína, enquanto milho e pimentão amarelo são boas fontes de zeaxantina.

Vitamina A, do complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele e dão integridade ao epitélio. Além disso a Vitamina A balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, ajudando a prevenis a acne e são encontradas no abacate, brócolis, cenoura e espinafre.

As Vitaminas E e C auxiliam no anti envelhecimento da pele, protegendo-as dos radicais livres, além disso a vitamina C auxilia na síntese de colágeno. A vitamina C é encontrada principalmente nas frutas cítricas já a vitamina E no alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais.

Mantenha sempre uma alimentação rica em frutas e vegetais para garantir que essas vitaminas estejam sempre circulando pelo seu corpo, beba bastante água e procure usar cosméticos de qualidade e para o seu tipo de pele, caso sua pele ainda esteja ressecada procure um profissional.
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